Lua de Mel no México

Como a minha lua de mel foi em Cancun, acabo recebendo muitos pedidos de dicas de noivas que também querem viajar para o México na Lua de Mel. Pensando nisso, solicitei a minha amiga e parceira Lucila Mercadante, consultora de viagens da agencia de turismo Way Up Turismo para preparar algumas dicas dos melhores passeios e onde se hospedar por lá.

Confiram o que ela me mandou:

O México é  uma das opções mais escolhidas para Lua de Mel e Destination Weedings ! Sua rica cultura e gastronomia aliada à arte de servir das grandes redes hoteleiras transformaram este pedaço de terra cercado de mar azul em tons inexplicáveis … em um legítimo paraíso !!!

Mas você sabe qual região escolher entre Riviera Maya e Península de Yucatan ? De acordo com  seu perfil de hospedagem  e estilo de viagem sugiro dividir a viagem em duas ou três regiões:

A primeira região, e a mais famosa, é Cancun fica na península de Yucatan e é dona do mar mais azul turquesa da região … cercada de Resorts All Inclusive com super infra-estrutura, em construções verificais , está sempre repleta de turistas , mas possui pouca aérea verde e natureza . Aqui você vai encontrar badalação noturna, shoppings , lojas e diversos restaurantes .

Os principais passeios que fará estando hospedado em Cancun  :

·         Isla Mujeres fica distante 13 km de Cancun e o transporte é feito de catamarã num trajeto de 20 minutos . Chegue cedo e garanta seu carrinho de Golf pelo dia todo por U$ 43,00 .

A ilha tem esse nome porque no tempo dos maias havia a Deusa Maia Ixchel , deusa do amor e da fertilidade. Ela tinha um templo na Ponta Sul e como num rito de passagem de mocinhas a mulheres elas traziam em homenagem a Deusa várias figuras e estátuas femininas para presenteá-la . Quando os espanhóis descobriram essa ilha e todas as imagens , resolveram dar o nome de Isla Mujeres.

Não deixe de conhecer a famosa Playa Norte , considerada uma das mais lindas do mundo com seu mar azul esmeralda .

Playa Norte

Na praia de Elgarrafon Beach os mais aventureiros podem fazer tirolesa e snorkel.

Pare para almoçar na Playa Lancheros  no La Casa del Tikinxic e experimente o sensacional peixe que dá nome ao lugar.

·      Ruínas de Chichen Itza foi a capital do povo maia e por isso é tão importante para a história do país. A cidade foi considerada uma das novas maravilhas do mundo e vale a pena conhecer.

Chichen Itza

O ponto de Chichen Itza que mais chama a atenção , é El Castillo , também conhecido como a Pirâmide de Kukulcan. Ele é o templo principal , onde duas vezes por ano sombras reproduzem a imagem de Kukulcan, a serpente plumada . Sua construção é realmente magnífica e impressionante.

A entrada no parque custa U$ 13,00 e contratar um guia é importante caso queira conhecer a fundo a história do lugar.

Distante 190 km de Cancun , o passeio leva o dia todo e pode ser conjugada com visita a alguns Cenotes. 

·      Um projeto ousado e bastante diferente ganhou vida em 2009, nas águas que banham Cancun, Isla Mujeres e Punta Nizuc, localizado junto ao Parque Nacional Marinho de Cancun. Trata-se do Museu Subaquático de Arte (MUSA), criado para mesclar arte e ciência ambiental e que hoje conta com cerca de 500 esculturas permanentes que formam a maior atração de arte artificial subaquática do mundo. As esculturas variam de poses de figuras de pessoas sozinhas e em grupo, poses realizando atividades do cotidiano e até mesmo um fusca.

O material utilizado nas obras não polui o meio ambiente e favorece o crescimento de recifes de corais, preservando os animais que ali habitam e contribuindo para um turismo mais sustentável. É possível encontrar centenas de figuras antropomórficas debaixo d’água que se tornarão, juntas, nos próximos anos, um enorme recife.

Mas como fazer para visitar essas esculturas? Você pode nadar com snorkel , cilindros ou visitar com o Barco de Vidro.  Os preços variam de U$ 47,00 a U$ 140,00 por pessoa .

·         Visite o Shopping Fashion Harbour e conheça anexo o Aquarium com seus lindos golfinhos .

·         Cocobongo Show é um boate temática com shows mexicanos e open bar,  é a casa noturna mais famosa de lá … mas há várias outras opções !!!

DICA : Você pode andar de ônibus tranquilamente em Cancun percorrendo todos os hotéis e principais pontos turísticos por aproximadamente 12 pesos.

Para se hospedar em Cancum, indico o @hardrockhotels – Os hotéis Hard Rock farão você se sentir uma verdadeira estrela do rock  !

A decoração temática inclui a possibilidade de reservar e tocar uma Guitarra Fender em seu quarto… além de poder selecionar a playlist de sua preferência para ouvir durante toda sua permanência no hotel .

Os amantes da música amam a experiência !!!

Hard Rock Hotels

A segunda região que recomendo muito é Playa del Carmen, distante 70 km de Cancun , já na região de Riviera Maya, tem construções mais horizontais e muito verde . As praias são maravilhosas e relaxar dividindo uma espreguiçadeira na praia ou na piscina está entre as atividades principais do dia.

Seja dia ou noite, a 5ª Avenida é onde ocorre o burburinho da cidade. Depois de curtir um dia na praia ou fazendo passeios, não deixe de caminhar pela avenida e comer num restaurante ou tomar um drink num bar. Lá pelas 23h, vá à Calle 12 e observe o movimento nos bares, lounges e casas de show – uma casa ao lado da outra, cada uma com um som diferente, superanimado.

Estando em Playa del Carmen visite Cozumel e os parques aquáticos da região:

X- CARET E XEL-HÁ – São os dois principais parques aquáticos da região .

·         X- Caret – É o parque mais próximo de Playa del Carmen. O lugar possui maior diversidade de atrações, principalmente para pessoas que não gostam de entrar no mar, como aquário, shows, praias e museu.

X-Caret

A grande atração são os rios subterrâneos para passeios de bóia ou mergulho.

Nada está incluso, nem mesmo os acessórios para mergulho, como snorkel e pé de pato. Ingressos a partir de U$ 89,00.

Alem disso, há uma apresentação tematica à noite, e eu super recomendo. É muito interessante. Pode ser comprado com jantar incluso, ou apenas o show!

·         Xel-Há – É ótimo para fazer snorkel e outras atividades de aventura, como saltos e tirolesa , mas tem menos atrações que o X-Caret. Não possui rios subterrâneos, a experiência mais próxima é a Caverna Maya.

É um parque All inclusive (inclusive acessórios de mergulho), você pode tomar café da manhã, almoço e jantar, além de bebidas à vontade. Ingressos a partir de U$ 80,00 .

·      COZUMEL é uma ilha mexicana na costa da Riviera Maya com praias paradisíacas e um mar perfeito para o mergulho. É um destino turístico muito frequentado por quem visita Cancun ou Playa del Carmen e que também recebe turistas de navios de cruzeiro ou que chegam na ilha de avião. Estando em Playa del Carmen você pode fazer um bate-volta de ferry, para aproveitar a proximidade com o terminal de barcos rumo a ilha que fica no centrinho da cidade.

A viagem dura entre 40-45 minutos em confortáveis catamarãs , com valores médios de U$ 10,00 por trecho.

O terminal do ferry em Cozumel fica no centrinho da ilha, próximo a lojas e restaurantes, e oferece muitos serviços ao turista, incluindo câmbio, empresas de turismo e aluguel de veículos e barcos.

Para circular em Cozumel, as opções são basicamente táxi, aluguel de carro/moto ou empresas de turismo. Se você não quiser ter gastos com estes meios de transporte, pode optar por explorar o centrinho da cidade a pé, encontrando com facilidade restaurantes e praias públicas para curtir o mar , mas o ideal é alugar um carro e percorrer toda a ilha desbravando cada pedacinho.

Em frente ao restaurante Jeanie’s , localizado a uma curta distância do terminal do ferry , faça um mergulho de Sea Trek . OSea Trek é um mergulho realizado com escafandro que permite a respiração normal pelo nariz , uma atividade bem diferente e interessante , realizada a oito metros de profundidade.

A orla na costa oeste da ilha é a parte urbanizada , onde está o centrinho e também a maior parte dos hotéis, resorts , restaurantes e beach clubs. As praias deste lado são viradas para a costa mexicana e estão protegidas do fortes ventos , por isso o mar é bem mais calmo.

The Monkey Bar é um restaurante e beach club com prainha particular e um mar calmo e cristalino, ótimo para mergulhar. Distante sete kilometros do centrinho. Faz parte do Hotel The Landmark Resort of Cozumel, mas possui uma estrutura independente. O acesso é gratuito e não há cobrança de consumação mínima. O cardápio do beach club oferece petiscos e pratos a la carte. Em frente ao restaurante há uma ótima área para mergulho com snorkel em águas rasas, com uma mar absurdamente transparente.

Punta Sur Eco Beach Park é um dos dois grandes parques ecológicos da ilha.  Este parque possui diversos atrativos naturais, além de oferecer uma boa estrutura de bares e restaurantes com vestiários. Junto ao parque há praias boas para o mergulho e um lindo farol cuja vista do alto valem todo o esforço.

Outro parque bem estruturado e com diversas atividades é o Chankannab.

Para se hospedar nessa região, o @hotelxcaret – E que tal o novíssimo Hotel X Caret em Playa del Carmen cercado pela natureza e belas piscinas naturais ?

Hotel X Caret

Além do hotel ser All Inclusive as diárias incluem ainda traslado ida e volta aeroporto , acesso ilimitado com transporte aos 7 parques aquáticos do grupo e tour aos Cenotes e Chichen Itza!

DICA : Ficar hospedado na Torre Fuego lhe dará direito a utilizar o rooftop com uma piscina e vista sensacional !

Outra opção é o @eldoradoresorts  – O Hotel El Dorado Maroma Resort é o único hotel com bungalows “overwater” do México .

Localizado na Praia de Maroma em Playa del Carmen contam com piscina privativa e chão de vidro que lembram os famosos hotéis do Thaiti e Maldivas , mas muito mais próximos e acessíveis !

Hotel El Dorado Maroma Resort

Por fim, a terceira região que recomendo é Tulum. Super charmosa com seus hotéis boutique mais intimistas.  Distante 60 km de Playa del Carmen , fica mais próxima das ruínas de Tulum e dos Cenotes (a grande sensação do momento). Piscinas cristalinas escondidas em cavernas, formadas por rios subterrâneos a água da chuva . Os principais são Gran Cenote e Dos Ojos , mas há vários outros !!! Neles é possível nadar e fazer snorkel, explorando a formação rochosa.

Cenote Dos Ojos – em formatos circulares , semelhantes a dois olhos quando vistos de cima !

Para o povo maia , os cenotes eram considerados ambientes sagrados e de purificação, onde ao se banhar nessas águas eles acreditavam que purificavam alma, corpo e coração !

Tulum é um sítio arqueológico maia muito visitado por quem está passeando por Quintana Roo. Diferentemente de Chichén Itzá, Tulum não tem pirâmides grandiosas ou construções gigantescas; ela é famosa por conta de sua localização. A cidade fica em frente a uma praia lindíssima, com mar azul-turquesa, e foi construída justamente pela localização estratégica, funcionando como um porto. É um ótimo lugar para tirar fotografias por conta do contraste das ruínas com o mar. Aproveite para ir a Tulum com trajes de banho e dar um mergulho depois de caminhar pelas ruínas. É delicioso!

DICA: A entrada no parque custa US$ 5, mas para ter um guia você terá que desembolsar mais um pouco. Se não quiser contratá-lo, compre um livreto explicativo para entender a história da cidade. 

São vendidos passeios para Tulum, mas você pode ir por conta própria, com ônibus e vans. É uma viagem de cerca de 40 minutos para quem está em Playa del Carmen, e de uma hora a mais para quem sai de Cancún.

A praia localizada em frente as ruínas chama-se Playa Paraíso … não deixe de dar uma esticadinha até este paraíso como o próprio nome já diz !  Nesta praia fica o Beach Bar El Paraíso, delicioso para curtir a praia e almoçar com tendas e redes para curtir a preguiça !!!

Para se hospedar, o @encantadatulum é um eco-boutique hotel criado para relaxar e aproveitar uma verdadeira escapada romântica .

São apenas 8 chalés , localizados no melhor trecho de praia de Tulum , com enxoval luxuoso, restaurante , bar e Spa , para se sentir o legítimo dono de um pedaço do paraíso !!

É importante ressaltar que esta região atende aos mais variados orçamentos , desde o mais econômico ao luxo … consulte-nos e viva esta experiência você também!

Lucila Mercadante

Consultora de Viagens

Way Up Viagens e Turismo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.