A lapela do noivo

Além de conferir elegância ao traje dos noivos, a flor de lapela, do francês boutonnière, tornou-se uma tradição para diferenciar os convidados mais importantes do casamento: noivos, pais, padrinhos e pajens.

Com mais de cinco séculos de história, a flor de lapela, que era antes um amuleto masculino contra o mal, tornou-se um acessório sofisticado, cada vez mais procurados pelos noivos mais antenados.

Pensando em atender esse público exigente, a empresária e produtora de moda Cecília Soutto Mayor se especializou na Europa, criando a grife Boutonniere Lapelas.

Para não danificar os trajes, ela criou sistema de fixação de imã, facilitando na hora da colocação da flor de lapela. Confeccionadas à mão, de acordo com o gosto, estilo e necessidade de cada cliente, o resultado são criações exclusivas e cheias de personalidade, em flores como cravos, camélias, mini-camélias, jasmim, orquídeas, begônias e lavandas.

A flor de lapela é usada ao lado esquerdo do traje, podendo ser um terno, fraque ou meio fraque. Para acertar em sua escolha, deve-se levar em consideração o estilo de casamento e qual será a cor da vestimenta utilizada pelo noivo e aqueles que o acompanharem no altar.

Para ajudar nesse momento, Cecília Soutto Mayor reuniu dicas importantes para os noivos:

– Caso os noivos e os padrinhos optem por usar roupas iguais, o ideal é que a flor do noivo seja diferente.

– Escolha algo discreto. Ela deve apenas sinalizar quem é o noivo e seus companheiros.

– Usar uma flor do buquê da noiva como lapela pode ser uma boa e romântica alternativa.

– Opte por flores resistentes, pois elas vão ficar fora d’água e serão amassadas por muitos abraços. O noivo pode fazer uma de reserva para sair bem na foto.

– Podem ser simples ou compostas com pequenos ramos, hastes e folhas, desde que sejam elegantes e discretas.

– Com relação à cor da flor de lapela, você pode combinar com a decoração, com o buquê da noiva ou escolher de acordo com o significado de cada cor: branco significa “amor puro” ou o vermelho, “paixão”.

– Evite usar flor de lapela junto com o lenço de bolso. O ideal é optar por um ou por outro, para que o visual não fique carregado.

– O que não deve ser esquecido é que precisa entrar em sintonia absoluta com o estilo do traje do noivo: gravata, camisa, terno e flor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.